Google Meu Negócio na Prática

Aprenda como aparecer nas pesquisas do Google sem precisar ter um site e sem gastar com anúncios patrocinados.

Podemos dizer que o Google Meu Negócio é a forma mais eficiente de aparecer nas pesquisas do Google sem mesmo ter um site. Isso mesmo! Você não precisa ter um site para aparecer nas pesquisas do Google. Você ainda poderá interagir com usuários, prospectar possíveis clientes e ainda mostrar a localização do seu negócio em um mapa interativo.

Normalmente, quem faz uma pesquisa no Google está conectado/sincronizado com sua conta do Google em seu telefone ou no próprio computador, nesse caso, o Google utiliza suas informações de geolocalização para mostrar resultados de sua pesquisa, isso baseado em sua localização. Ai que entra o Google Meu Negócio! Além de anúncios patrocinados que irão aparecer em destaque nas primeiras posições, dependendo da exatidão da pesquisa, seus dados irão aparecer em destaque no lado direito superior da tela, com várias informações do seu negócio, incluindo avaliações, comentários, endereço, horário de funcionamento, entre outras informações. Em outros casos o Google meu negócio lista algumas empresas um pouco mais abaixo dos links patrocinados.

 

Como iniciar meu cadastro no Google Meu Negócio?

Fazer o cadastro no Google Meu Negócio é muito simples e intuitivo.

1- Acesse o link abaixo e clique no link “Gerenciar agora” para iniciar o seu cadastro no Google Meu Negócio.

LINK PARA O GOOGLE MEU NEGÓCIO

2 – Pesquise o nome de sua empresa.

Provavelmente você vai pesquisar o nome da sua empresa e a mesma não vai aparecer na lista de empresas existente. Nesse caso você deve clicar na opção abaixo “Criar uma empresa com esse nome”.

3 – Escolhendo a categoria do seu negócio.

Após preencher o campo “categoria do negócio” clique no botão “Próxima“.

4 – Informando o local do seu negócio.

Após selecionar a opção “Sim“, clique no botão “Próxima“.

5 – Preenchendo as informações do seu negócio.

Após preencher todas as informações obrigatórias clique no botão “Próxima“.

6 – Confirme a localização do negócio.

Ajuste a posição do ponteiro de localização do seu negócio, caso seja necessário, em seguida clique no botão” “próxima” pra continuar.

7 – Informe caso você atenda fora do local de trabalho.

Caso informe “Sim“, será necessário informar os locais de atendimento, mas como o nosso propósito é mostrar somente como se cadastrar no Google Meu Negócio, então marcamos a opção “Não” e prosseguimos com o cadastro.

8 – Informações que você deseja mostrar para seus clientes.

Informe seu telefone, marque a opção “Não preciso de um site“, pois nesse caso estamos mostrando uma opção para quem não possui um site, em seguida clique no botão “Próxima“.

9 – Adicione os seus serviços.

Adicione serviços complementares que façam parte de seu portfólio e clique no botão “próxima” para continuar.

10 – Informe os horários de atendimento (opcional).

Informe os dias e intervalos de horários de funcionamento e e clique no botão “Próxima” para continuar.

11 – Informe se deseja receber mensagens dos clientes (opcional).

12 – Descrições de sua em empresa (Opcional).

Informe algumas descrições ou vantagens da sua empresa, em seguida clique no botão “Próxima” para continuar.

13 -Adicione fotos do seu negócio.

14 – Cadastro completo.

Ao concluir o seu cadastro o Google Meu Negócio, o mesmo oferece um crédito (Cupom de desconto) de R$ 150,00 para futuros investimentos em publicidade, mas para ganhar esse generoso valor você precisa antes gastar seus primeiros R$ 80,00 em anúncios patrocinados.

Prontinho! A partir dai você terá acesso ao seu “Painel do Google Meu Negócio“, onde você poderá editar e adicionar várias informações complementares, no entanto, os passos acima são os principais para seu negócio começar aparecer nas buscas do Google.

Normalmente suas informações começam aparecer nas buscas a partir do 4º ou 5º dia após o cadastro, mas já acompanhei casos que demoraram mais de 1 mês, portanto, tenha calma e faça consultas periodicamente após o 5º dia.

Observação importante: Alguns anos atrás, o Google Meu Negócio enviava um carta com boas-vindas e um código para validar o endereço do seu negócio. Já realizei alguns cadastros depois disso e não recebi essa correspondência. Consultei algumas pessoas que que fizeram o cadastro que também me informaram que não receberam a correspondência. Não sei informar neste exato momento se este procedimento acabou, ou se é aleatório, ou seja, auditam alguns casos. Por favor comentem no Facebook ou Instagram se você recebeu a famosa carta com o código de validação. Tenho a impressão que isso foi abolido faz tempo rsrsrs.

No link abaixo do documento de ajuda do Google fala um pouco sobre isso:

https://support.google.com/business/answer/6300716?hl=pt-BR#:~:text=Fa%C3%A7a%20login%20em%20google.com,clique%20em%20Verificar%20mais%20tarde.

Comentários estão bloqueados

Top
Uso de cookies - Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.